Mercedes-Benz eActros 600: A Revolução Elétrica que Pode Quebrar Recordes Mundiais!

Mercedes-Benz eActros 600: A Revolução Elétrica que Pode Quebrar Recordes Mundiais!
Mercedes-Benz Trucks busca recorde mundial no Guinness com caminhão elétrico eActros 600

Mercedes-Benz Trucks busca recorde mundial no Guinness com caminhão elétrico eActros 600

A Viagem do eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks se prepara para uma empreitada inusitada que visa não apenas um recorde, mas também aumentar a conscientização sobre a eletromobilidade e a segurança nas estradas. A atividade irá envolver o eActros 600, um caminhão elétrico de longo percurso que terá a missão de realizar uma viagem de mais de 100 quilômetros em marcha à ré. A data marcada para essa tentativa épica é 4 de junho, e a rota será realizada em uma pista fechada na cidade de Oschersleben, na Saxônia-Anhalt, Alemanha. Será uma jornada que não só desafiará o motorista, mas também criará uma plataforma para discutir a imagem do motorista de caminhão e a segurança viária.

O eActros 600, atrelado a um semirreboque, terá a missão de superar o recorde anterior de 89 quilômetros em marcha à ré realizado por um caminhão a diesel em 2020. Essa nova tentativa não apenas visa o Guinness World Records, mas também busca mostrar a evolução e a capacidade dos caminhões elétricos no transporte de cargas pesadas.

Preparativos para a tentativa de recorde

Durante a tentativa, o motorista Marco Hellgrewe, um oficial das Forças Armadas alemãs e entusiasta de caminhões, terá a responsabilidade de guiar o eActros 600. Ele se preparou intensamente, sabendo que enfrentar as curvas desafiadoras da Motorsport Arena Oschersleben representará um teste não só para suas habilidades, mas também para a engenharia do caminhão. Assim, a Mercedes-Benz Trucks escolheu uma pista que oferece mais segurança e minor risco de interrupções, ao contrário das vias públicas.

Após a tentativa de recorde, Hellgrewe tentará dirigir em marcha à ré por mais 30 quilômetros em vias públicas com a escolta policial. Essa parte da jornada permitirá que o público testemunhe a inovação em veículos elétricos, enquanto aumenta a visibilidade sobre questões importantes de segurança rodoviária.

Desafios e Preparação para a Condução

Conduzir por longos períodos em marcha à ré não é uma tarefa fácil, e Hellgrewe expressa a grande honra e responsabilidade que sente ao tentar este recorde. Ele destacou que muito evoluiu na tecnologia desde sua primeira tentativa em 2008, e agora tem a oportunidade de quebrar um novo recorde com um veículo muito mais avançado.

Experiências anteriores com o eActros 600 foram muito positivas, e Hellgrewe acredita que a inovação trazida pela Mercedes-Benz Trucks representará o futuro da mobilidade elétrica no transporte a longa distância. O tempo de condução, as condições da estrada e a manobrabilidade do caminhão foram todas testadas rigorosamente antes do desafio principal, com a Mercedes-Benz otimizando cada aspecto da performance do eActros 600.

Sobre o eActros 600

Lançado oficialmente no final de novembro de 2024, o eActros 600 é um investimento significativo em tecnologia elétrica e sustentabilidade. Este caminhão é projetado para operar com uma capacidade de bateria superior a 600 quilowatts-hora, o que proporciona uma autonomia de até 500 quilômetros sem recarga intermediária. Sua construção robusta é planejada para durar, com a expectativa de que a bateria ainda mantenha 80% da capacidade após 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação.

A segurança é uma prioridade para a Mercedes-Benz, e este caminhão foi concebido para funcionar sob os mesmos critérios de durabilidade de um caminhão a diesel convencional. Além disso, o sistema de baterias foi desenvolvido para oferecer uma longo ciclo de vida, característica crucial para operações comerciais em larga escala.

Sustentabilidade e Conscientização

Esse recorde não é apenas uma façanha mecânica, mas uma oportunidade para abordar questões mais amplas relacionados ao transporte e educação. A Mercedes-Benz Trucks firmou parcerias com as associações Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e. V. para usar essa plataforma como um meio de aumentar a conscientização sobre segurança no trânsito e a valorização da profissão de motorista. O eActros 600 irá exibir as marcas dessas organizações durante o evento, destacando a importância de educar as crianças sobre segurança no trânsito.

Com a ajuda da Mercedes-Benz, as associações planejam implementar workshops e cursos de treinamento em segurança viária, beneficiando diretamente as comunidades locais e aumentando a segurança nas estradas. O projeto é uma forma eficaz de utilizar o recorde como um motor de mudança social.

Um Futuro de Inovações na Mobilidade Elétrica

A tentativa de recorde com o eActros 600 é um passo significativo para o futuro da mobilidade elétrica no transporte. Este evento promove não apenas novos limites técnicos, mas também inspira outras empresas a considerar soluções sustentáveis no setor. Os caminhões elétricos têm o potencial de reduzir as emissões de carbono e oferecer uma alternativa viável ao transporte tradicional a diesel.

Empresas ao redor do mundo começaram a explorar a viabilidade de caminhões elétricos para transporte de longa distância, e a Mercedes-Benz está na vanguarda dessa transformação. Com a combinação de tecnologia avançada e uma abordagem voltada para a responsabilidade social, o eActros 600 pode muito bem ser um símbolo do que está por vir para o setor de transporte.

Conclusão e Expectativas

Estamos ansiosos para ver o resultado da tentativa de recorde proposta pela Mercedes-Benz Truck e dirigida por Marco Hellgrewe. A combinação de inovação tecnológica e foco em sustentabilidade promete não só redefinir os limites do que é possível no transporte, mas também promover uma transformação positiva nas comunidades ao longo do caminho. O evento será mais do que um simples recorde; será uma declaração de intenções sobre o futuro da indústria.

De marcha à ré até Halberstadt com escolta policial

Marco Hellgrewe pretende estabelecer o novo recorde dirigindo na pista de corrida da Motorsport Arena Oschersleben. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito é extremamente exigente, mas ainda assim oferece menos riscos imprevisíveis de ter que parar e, portanto, interromper a tentativa de recorde do que em vias públicas. Após o período de descanso, Hellgrewe pretende enfrentar o desafio adicional de dirigir em marcha à ré em vias públicas sob escolta policial por mais 30 quilômetros até Halberstadt. Em ambas as partes, espera-se que ele viaje principalmente em velocidades entre 10 e 20 quilômetros por hora.

“Como um apaixonado motorista de caminhão é uma honra para mim tentar estabelecer esse recorde novamente. Muita coisa aconteceu em termos de tecnologia desde a minha primeira viagem para quebrar o recorde – e até hoje ninguém no mundo bateu esse recorde com um caminhão elétrico. O eActros 600 representa o futuro da mobilidade elétrica no transporte de longa distância e mostra como os fabricantes estão desbravando novos caminhos com sucesso”, destacou Marco Hellgrewe.

Para o oficial militar habilitado em pesados, guiar de marcha à ré por tantas horas é um grande desafio, mas os testes de condução até agora foram muito bons “É muito divertido e muito agradável estar na estrada com o eActros 600. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para já expressar meus sinceros agradecimentos à Mercedes-Benz Trucks por todo o apoio”, avaliou Hellgrewe.

Sobre o eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks comemorou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na planta da Mercedes-Benz em Wörth. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O carro-chefe da Mercedes-Benz Trucks com tração elétrica já comprovou sua capacidade várias vezes sob condições reais. Isso ocorreu no uso por clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”.

Trata-se de uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Também ocorreu no “European Testing Tour Winter 2025” em cerca de 6.500 quilômetros pelo norte da Europa, cada qual com uma combinação caminhão e semirreboque de 40 toneladas de PBTC. Esse e-truck da Mercedes-Benz foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. A premiação é a mais importante do setor, sendo apresentada anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), composta por 24 jornalistas de veículos comerciais da Europa.

Capacidades e Potencial do eActros 600

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que esse caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com composições de 40 toneladas de PBTC, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota.

O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis. O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada uma com 207 kWh, que oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço.

Durabilidade e Desempenho

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade de veículos e componentes de um extrapesado Actros convencional para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período de utilização, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP.

Isso permite um alcance maior com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.

Dirigindo por uma boa causa

No decorrer da tentativa desse recorde, a Mercedes-Benz Trucks está cooperando com as associações Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e. V. A fabricante está oferecendo a eles uma plataforma para suas respectivas preocupações – em particular, a necessidade de educar as crianças sobre como se comportar corretamente no trânsito e uma maior valorização da condução de veículos como profissão.

Por exemplo, os logotipos das associações estão sendo exibidos no eActros 600 e no semirreboque utilizado na tentativa de recorde. A Blicki planeja realizar cursos de treinamento em segurança no trânsito em escolas de Halberstadt. Além disso, a Mercedes-Benz Trucks está fornecendo suporte financeiro para as duas organizações como parte da tentativa de recorde.

Implicações para o Setor de Transporte e Conclusão

Prof. Dr. Dirk Engelhardt, presidente do Conselho de Administração da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V.: “Estamos muito felizes em apoiar esse projeto porque ele reforça a conscientização sobre o importante papel dos motoristas profissionais em nossa sociedade. A tentativa de recorde fornece uma excelente plataforma para aumentar o apreço por essa profissão. A atividade também mostra como as tecnologias inovadoras podem contribuir positivamente para o futuro do transporte”.

Dirk Hendler, diretor administrativo da Blicki e.V.: “Esse projeto é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito entre crianças e famílias. Estamos entusiasmados por fazer parte disso e divulgar nossa mensagem dessa forma. Com nossos workshops em todo o país, sob os auspícios do Ministro Federal dos Transportes, já treinamos mais de 80.000 crianças de escolas primárias sobre como interagir com veículos grandes”.



#MercedesBenz #Trucks #busca #recorde #mundial #Guinness #caminhão #elétrico #eActros
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Lucros da JBS no primeiro trimestre superam expectativas, com impacto limitado da guerra comercial

Lucros da JBS no primeiro trimestre superam expectativas, com impacto limitado da guerra comercial

Próximo Artigo
Avicultura no Amazonas: Como a Legalização Pode Transformar o Futuro do Setor e Impulsionar Seu Conhecimento!

Avicultura no Amazonas: Como a Legalização Pode Transformar o Futuro do Setor e Impulsionar Seu Conhecimento!

Posts Relacionados